domingo, 27 de setembro de 2015

O peso da atitude

Laércio Lins.


Atitude. Tenho pensado na força desta palavra. Atitude é a ação realizada no momento seguinte a um "clic" que sentimos e que nos diz que o impossível não existe. É uma quebra de direção e sentido na trajetória dos vetores de nossos momentos mais diversos.

Muitas vezes nos viciamos a uma rotina e ficamos cegos às oportunidades e possibilidades em nossa volta. Nessas horas precisamos "chutar o balde", buscar o impulso no fundo do rio para subir em busca de ar.

Há uma frase do escritor grego Nikos Kazantzakis que me faz lembrar o efeito prático da atitude: "Você tem seu pincel e suas tintas, pinte o paraíso e entre nele". Esta é uma questão de escolha, as tintas sugeridas para pintar o paraíso, também poderiam ser utilizadas para pintar o inferno.

A atitude anda muito próximo da quebra de paradigma, é uma ferramenta ativa nas pessoas que vivem a construir o momento seguinte, que muitas vezes, por falta do recurso adequado utilizam o recurso disponível e mesmo assim realizam. Observamos claramente a importância da atitude nos esportes. Muitas vezes ouvimos falar e temos a oportunidade de testemunhar o resultado de um jogo de futebol ser definido em um "detalhe". A atitude de um jogador pode mudar o resultado do jogo em uma fração de segundos, estes são chamados de "craques".

No universo dos negócios e da administração não é diferente, muitas vezes um argumento ou uma ação inesperada aponta uma solução surpreendente. As equipes ou times esperam atitudes de seus líderes e gerentes, mesmo que inconscientemente. A capacidade de resposta em momentos adversos faz a diferença entre Líderes e líderes.

Muitas vezes não há tempo suficiente para se discutir sobre uma decisão. O consenso, a participação da equipe nas decisões é importante, no entanto, é preciso alguém que mostre os quatro pontos cardeais, não apenas o norte. Assim como os vagões precisam da locomotiva para chegar ao destino.

A caminhada é árdua, tanto quanto deliciosa, tanto quanto doce é adormecer depois do cansaço. Pintamos nosso mundo com as cores de nossos anseios, pintamos nossa vida com as tintas de nossas metas, de nossos medos, de nossas paixões e de nossos sonhos. Muitas vezes precisamos mudar as cores, trocar o tom e adotar novas atitudes. As possibilidades e oportunidades são infinitas como as cores do espectro, como o conjunto dos números, como os arranjos formados pelas notas musicais numa melodia.

Instagram: @laercio.lins
www.laerciolins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário