terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comendo caranguejo

Autor: Laércio Lins

       Aqui no Brasil, principalmente quem é nordestino, sabe o prazer que é sentar numa mesa para uma conversa amistosa, um drinque e petiscar alguns caranguejos.
       Hoje, vendo alguém comendo caranguejo, lembrei de produtividade. Estranho pensar assim? Com o caranguejo e um martelinho de madeira na mão nosso comedor de caranguejo se apressou, a expressão era de quem apreciava muito a iguaria. Além de conhecer a "atividade" do ponto de vista técnico e prático, usava o martelinho com precisão cirúrgica para não machucar mais ou menos que o necessário. Um golpe fora de lugar ou com força além do preciso poderia comprometer e misturar as partes comestíveis com as partes não comestíveis, o que seria um desastre diante do resultado esperado.
       Porque pressa? O volume de carne retirado de cada patinha de caranguejo é muito pequeno para suprir o grande desejo do apreciador, daí a necessidade do aproveitamento de cada segundo, uma verdadeira aula de administração do tempo, eficácia e produtividade. Não era pressa, era ritmo. Além do mais, a expressão de prazer, que relevava até alguns respingos produzidos pelas batidas do martelo no crustáceo, revelava um alto grau de concentração e atenção.
       Tempo não se guarda em prateleiras, para que seja aproveitado ao máximo, em direção a um objetivo, tanto em atividades que necessitem de produtividade quanto em atividades simples do dia a dia, é preciso que a tarefa seja realizada com disciplina, prazer e amor. Isso só é possível quando se tem a certeza de satisfação ao final da tarefa. Realizar algo deve ser motivo de prazer, só assim, o resultado final traz a satisfação plena.
       A tarefa não deve ser apenas mecânica, o aproveitamento do tempo deve ser realizado com atenção para que a atividade seja humanizada. É preciso saber o porquê da realização de uma tarefa, por mais simples que seja, só desta maneira é possível ter certeza da obtenção do resultado.
       Nosso apreciador de caranguejos nos apresentou um exemplo de envolvimento com o tempo e o objetivo. Quando fazemos o que gostamos nos sentimos vivos e isso dispensa técnicas de estímulo à motivação e produtividade.
       Numa equipe ou em um time, se o líder conseguir propiciar tarefas que fiquem mais próximo possíveis das habilidades naturais das pessoas, os resultados surgem também com naturalidade.
       O ingrediente principal para a realização de uma tarefa é a motivação pela mesma, para isso, a primeira necessidade a ser suprida é a comunicação. Saber para que e o porquê da execução de um trabalho eleva a vontade de realizar e isso é quase tudo que se precisa para obter sucesso em uma projeto, nos ensinou o comedor de caranguejo.



Informações palestras: laerciolins9@gmail.com ou laerciolins9@hotmail.com

Um comentário: