segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Piu-Piu e Frajola. Uma relação de Custo/beneficio.

Laércio Lins (*)

É comum que aconteça desentendimentos nas relações interpessoais. Há uma tendência natural de defesa de pontos de vista e isto é importante para o amadurecimento de uma ideia ou de um projeto. Nossas ações, atitudes e decisões têm influência de nossos modelos. Nossas crenças e nossas verdades às vezes se chocam com as visões de nossos sócios, parceiros ou amigos.
                                                            
Para lidar com diferenças é preciso disponibilidade para ouvir e consciência de que as possibilidades e as maneiras de ver são infinitas. Não existe verdade absoluta e este pensamento deve estimular o exercício da flexibilidade para que seja preservada a individualidade. Ficar preso a padrões engessados é abrir uma porta para o insucesso de uma equipe ou negócio, pressuposições e preconceitos são os maiores inimigos do entendimento.

As diferenças naturais entre parceiros podem e devem ser motivos de oportunidades, não de ameaças. O maior aliado de uma sociedade que almeja sucesso é a capacidade de manter, como referência, os objetivos comuns de seus componentes considerando suas características naturas e suas habilidades. O respeito à natureza e aos limites individuais fortalece as relações em todos os planos de relacionamento.

No desenho animado a natureza do Piu-Piu é fugir do Frajola. A natureza do Frajola é perseguir o Piu-Piu. A certeza de que Piu-Piu não será apanhado e que o Frajola continuará sua perseguição mantém viva a essência da dupla numa relação de custo e benefício, um alimenta a natureza do outro e isso estimula a audiência. O mesmo acontece com o desenho animado Tom e Jerry, eles se complementam com suas atividades e isso mantém o sucesso da dupla há décadas.     

O universo de uma parceria, sociedade, negócio ou organização se respalda na criatividade, flexibilidade, determinação, disciplina e principalmente no respeito e na clareza dos papéis de cada componente da equipe. Piu-Piu se completa em Frajola, Tom se completa em Jerry. Quando os perfis e os papéis dos atores de um negócios ou de uma relação pessoal são bem definidos, facilita-se a identificação das responsabilidades, direitos, deveres e equilibra-se o clima organizacional ou relacional, o que orienta para a minimização de conflitos e otimização dos resultados. Isso é muito comum nas relações de sucesso.


(*) Laércio Lins é palestrante e consultor organizacional
Instagram: @laercio.lins
www.laerciolins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário