domingo, 12 de julho de 2015

Diferente sim, divergente não.

Laércio Lins

Escutamos chavões do tipo: “Fazer a diferença”, como se isto fosse uma coisa sobrenatural, como se para ter sucesso em determinada atividade fosse necessário andar equilibrado em um arame, numa bicicleta de uma só roda ou com um bastão no queixo equilibrando um prato girando. Se pararmos para pensar, veremos que para “fazer a diferença” cada um de nós só precisa ser quem é, todos nós somos únicos.

A autenticidade nas atitudes é uma grande qualidade, é uma característica importante em quaisquer situações. Sabemos como é agradável lidar com pessoas cujo bom senso é uma característica natural. Nas empresas, assim como no plano pessoal, indivíduos que utilizam regras claras e simples são a própria diferença, proporcionam um clima de confiança e possibilidades nas relações interpessoais e de negócios. Pessoas com características assim, permitem maior fluidez de ideias e ações, o que abre caminhos para resultados positivos.

Quando tratamos do comportamento de equipes, podemos comparar um grupo de trabalho com um time de futebol. Em um time de futebol os jogadores têm características diferentes, cada posição tem suas particularidades de atuação e importância. O que faz um time vencedor é a harmonia entre os diferentes talentos e habilidades dos jogadores. Não necessariamente um time ou equipe depende só de craques para ser vencedor, se assim o fosse, os times que têm melhor poder econômico e em seus elencos os melhores jogadores seriam sempre campeões. Em uma equipe, assim como em um time, é de grande importância o posicionamento de cada componente para que suas habilidades tenham o melhor aproveitamento. Vamos imaginar Pelé, Ronaldo ou Neymar posicionados na defesa de um time ou mesmo como goleiros, seria um desperdício. Para que uma equipe ou time tenha sucesso, é indispensável que seus componentes estejam estrategicamente posicionados de acordo com seus talentos mais evidentes, empenhados e que se completem, contribuindo assim, com suas melhores aptidões em direção ao objetivo.

“Fazer diferença” consiste em ser autêntico, comprometido e conscientes das melhores áreas de atuação e aptidões, é estar em sintonia e convergência com os próprios conceitos e com os conceitos da organização. No trabalho em equipe não há espaço para individualismo ou vaidade, se cada um contribuir com sua melhor característica, de maneira positiva e otimista, os resultados e as conquistas do grupo surgirão naturalmente. Esse conceito serve também para o plano pessoal, ser diferente é ser intenso, permanecer inteiro diante de um projeto ou situação, ser diferente é não perder o foco. Muitas pessoas detém excelentes ideias e nenhuma capacidade de realização, perdem o foco com facilidade.

Exercer diferenças com autenticidade e atitudes atrai seguidores, em um sistema organizacional cada um tem um papel em direção ao mesmo objetivo. Diferença não é sinônimo de divergência ou contrário. A convergência entre os membros de uma equipe ou time leva às metas e objetivos. Assim como a terceira lei de Newton na física, uma questão de ação e reação, se o esforço for orientado e dirigido corretamente, o resultado positivo, no final, certamente virá.


Respeite os direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário